Comunicado à imprensa: Fórum global para unir comunidades afetadas pelo extrativismo - CIDSE
© CIDSE

Comunicado de imprensa: Fórum global para unir comunidades afetadas pelo extrativismo

© CIDSE

Em todo o mundo, nos últimos anos, temos testemunhado a intensificação da superexploração de nossos recursos naturais por meio da mineração, agricultura intensiva, pesca em grande escala, extração madeireira e expansão da extração de petróleo e gás. Esse modelo capitalista extrativista é impulsionado pelo consumo insustentável e pela especulação das nações ricas e das elites mundiais, que se fundem em grandes corporações multinacionais.

Versão em espanhol abaixo

A partir de hoje, segunda-feira 12 de novembro, em Joanesburgo, ativistas e representantes de comunidades de todo o mundo afetadas pelo capitalismo extrativista se reunirão para criar uma plataforma política global comum que possa consolidar a resistência e avançar alternativas ao modelo extrativista dominador.

O Fórum Social Temático sobre Mineração e Extrativismo sediará até delegados internacionais da 300 durante quatro dias no Museu dos Trabalhadores, no Centro Sci-Bono e na Fábrica de Música no distrito de Newtown.

Em nome do progresso e desenvolvimento, o capitalismo extrativista devastou e degradou enormes áreas de terra; fontes de água toxificada; intensificação do colapso climático; vida selvagem dizimada, populações de peixes e sistemas vivos; e, em muitos casos, deslocaram ou destruíram inúmeras comunidades indígenas. Na maioria dos casos em todo o mundo, o impacto destrutivo dessas atividades afeta mais as mulheres e as comunidades pobres.

Apoiadas por governos, elites locais e, às vezes, até líderes tradicionais, empresas extrativistas, inclusive da UE, ao longo dos anos também foram associadas a violações de direitos humanos e ecológicos, incluindo perseguição, criminalização e até assassinato daqueles que se opõem a seus projetos destrutivos.

O Fórum Social Temático de quatro dias reunirá comunidades, ativistas, igrejas e o setor trabalhista. O Fórum culminará no desenvolvimento de um documento de protocolo em direção a uma justa transição do capitalismo extrativista e que será submetido à adoção nos órgãos internacionais relevantes.

A rede CIDSE, com seu compromisso de longa data por direitos humanos e alternativas à mineração e ao extrativismo, está apoiando e participando ativamente do fórum. Representantes do Secretariado, bem como alguns representantes de suas organizações membros (CCFD - Terre Solidaire, França; DKA (membro do KOO do membro do CIDSE), Áustria; Fastenopfer, Suíça; Misereor, Alemanha) estão no local. Outros, como CAFOD, Inglaterra e País de Gales; O SCIAF, Escócia e Trocaire, Irlanda apoiaram o fórum de diferentes formas.

Notas aos editores:

Mais detalhes do programa podem ser obtidos em https://www.thematicsocialforum.org

Para mais informações e oportunidades de mídia, entre em contato com:

Valentina Pavarotti, diretora de comunicação e relações com a mídia do CIDSE; pavarotti (at) cidse.org

Contatos da secretaria da CIDSE no local: Stefan Reinhold: reinhold (at) cidse.org; Sylvia Obregon: obregon (at) cidse.org

Para obter mais informações sobre o envolvimento da CIDSE em extrativismo, minerais de conflito e questões relacionadas a negócios e direitos humanos, visite nosso site. página temática.

Um Fórum Global sobre as comunidades afetadas pelo extrativismo

Nos últimos anos, assistimos a todo o mundo a intensificação da exploração de novos recursos naturais, como a mineração, a agricultura, a pesca em grande escala, a exploração florestal e a expansão da extração de petróleo e gás.

Este modelo capitalista baseia-se no extrativismo, baseando-se nas pautas de consumo insustentáveis ​​e na especificação de regiões ricas e de elites mundiais internacionais, interesadas se financiadas pelas grandes empresas multinacionais.

As músicas 12 de novembro em Joanesburgo desenvolvem o mecanismo, no grupo de ativistas e representantes de comunidades de todo o mundo afetado pelo capitalismo extrativista, se necessário para criar uma plataforma política global, que contribui para consolidar as resistências e avançar alternativas ao modelo extrativista dominante.

O Foro Social Temático da Mineração e o Extrativismo reune os representantes internacionais 300 durante as reuniões do Museu dos Trabalhadores, o Centro Sci-Bono e a Fábrica de Música em Newton.

No número de progresso e desarrollo, o capitalismo extrativista tem territórios devastados e degradados; intoxicado fuentes de agua; intensificado o colapso escalático; morrer a fauna salva, a pesca pesada e seus ecosistemas; e em muitos casos os casos foram destruídos e destruídos numerosas comunidades indígenas.

Com o recurso deobjetivos, locais e inclusões ocasionais das líderes tradicionais, as empresas extrativas se associam ao largo dos países com violações de direitos humanos e ambientais, incluindo a perseguição, criminalização e inclusão de estrangeiros em caso de suspensão. proyectos destrutivos.

As cotas do Foro Social Temático culminam com o desarrollo de um protocolo de documento que inclui uma transação justa do capitalismo extrativista, o cual será remetida para adoção nos organismos internacionais atuais.

O CIDSE vermelho, com ampla experiência em defender os seres humanos e as alternativas à mineração e ao extrativismo, está ativando e participando ativamente no foro. Representantes da Secretaria, como os representantes de organizações de organizações de pessoas (CCFD-Terre Solidaire, Francia; DKA (membro do KOO, membro do CIDSE), Áustria; Fastenopfer, Suiza; Misereor, Alemania) estão presentes no evento. Otros, como CAFOD, Inglaterra e Gales; SCIAF, Escocia; e Trocaire, Irlanda, utilizaram o foro em outras formas.

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais