Comunicado à imprensa: Minerais de conflito: UE opta por “responsabilidade para alguns”, limitando as perspectivas de redução dos abusos sofridos pelas comunidades - CIDSE
Comunicado de imprensa
© Brockmann / MISEREOR

Comunicado de imprensa: Minerais de conflito: UE opta por "responsabilidade por alguns", limitando as perspectivas de reduzir os abusos sofridos pelas comunidades

© Brockmann / MISEREOR

Ontem à noite, 15 de junho 2016, as instituições européias que negociam a regulamentação de minerais de conflito da UE chegaram a um acordo político.

Enquanto os representantes da UE que negociam o texto comemoram o acordo, o CIDSE aponta para as fraquezas do acordo que limitarão seus impactos tangíveis para as populações que vivem perto das áreas de minas.

Apesar de uma forte chamada dos líderes católicos 150 dos países 38 em todo o mundo, apesar de ações tomadas pelos cidadãos, apesar de muitas reuniões de advocacia e conferências públicas, Os estados membros da UE resistiram aos apelos por uma responsabilidade compartilhada de maneira justa ao longo de toda a cadeia de suprimentos, fora de sintonia com os esforços para fortalecer os padrões internacionais com uma abordagem coerente.

O regulamento adota uma abordagem parcial, pois apenas os importadores de metais e minerais brutos terão que verificar suas cadeias de suprimentos. Todas as outras empresas importadoras de minerais em produtos acabados ou semi-acabados não têm nenhuma obrigação. Bernd Nilles, secretário-geral da CIDSE “reconheceu o primeiro passo na direção certa, graças aos esforços daqueles que trabalharam duro para garantir um requisito obrigatório, ao mesmo tempo em que lamentam que os cidadãos europeus ainda não tenham garantia de que os produtos de alta tecnologia que compram não estão escondendo histórias de sofrimento. A decisão que acaba de ser tomada não coloca as pessoas, e especialmente as mais vulneráveis, em seu cerne; portanto, não reflete os princípios de uma União Europeia virtuosa ”.

Em um artigo de opinião pouco antes da reunião do trílogo, o cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga relembrou as palavras da encíclica do Papa Francisco Laudato Si 'publicada um ano atrás: “Existem muitos interesses especiais, e os interesses econômicos facilmente acabam superando o bem comum ... Os interesses dos grupos econômicos que demolem irracionalmente as fontes de vida não devem prevalecer no trato com os recursos naturais. ” Embora o Parlamento Europeu tenha votado por uma proposta forte em maio de 2015, os estados membros da UE preferiram isentar do regulamento muitas categorias de empresas da UE, incluindo grandes empresas que importam minerais em componentes para produtos acabados que poderiam ter usado seus maiores meios para aumentar prática de diligência de uma forma abrangente nas cadeias de abastecimento.

Stefan Reinhold, coordenador da campanha de minerais de conflito do CIDSE, disse: “O acordo significa que apenas uma fração das empresas será obrigada a agir com responsabilidade, enquanto outras serão deixadas em paz. Sem o importante papel que as empresas de downstream têm em impulsionar a mudança, só podemos ter sérias preocupações sobre a eficácia da regulamentação para cumprir seu objetivo de 'romper os laços entre o comércio de minerais e os conflitos'. A cláusula de revisão de dois anos será essencial, porque é provável que possamos ver melhorias limitadas por um pequeno conjunto de atores empresariais, enquanto as comunidades irão experimentar abusos contínuos por parte de grupos armados em um nível significativo devido às enormes lacunas deixadas ao permitir a maioria dos negócios para continuar com uma abordagem de autorregulação. ”

END

Fale detalhes:
Stefan Reinhold, coordenador do CIDSE Advocacy sobre minerais de conflito
+ 32 (0) 2 282 40 71, reinhold (at) cidse.org

Valentina Pavarotti, Diretora de Mídia e Comunicação do CIDSE
+ 32 (0) 2 2824073, pavarotti (at) cidse.org

Notas aos editores:
Antecedentes da regulamentação de minerais de conflito:
Na ausência de um sistema regulatório forte, os cidadãos europeus não podem ter certeza de que os produtos que compram e usam diariamente não envolvem violações dos direitos humanos. Para resolver este problema, a Comissão Europeia propôs o regulamento “minerais de conflito” em março de 2014. A proposta foi decepcionante em muitos aspectos: consistia em um sistema de autocertificação ao qual as empresas podiam aderir voluntariamente e só se aplicava a 19 fundições e refinadores com base na UE (embora não cubra todos os produtos que entram no mercado da UE que contêm os minerais visados). Em 20 de maio de 2015, o Parlamento Europeu (PE) reforçou a proposta exigindo que todas as empresas europeias que fabricam ou importam componentes e produtos finais contendo os minerais visados ​​verifiquem suas cadeias de abastecimento para garantir que não alimentem conflitos ou participem de violações dos direitos humanos . Mas os Estados-Membros têm procurado enfraquecer os planos. As negociações de alto nível ocorreram a portas fechadas em um processo de trílogo, em que o regulamento está sendo diluído e quase sem sentido para os afetados por esse comércio sangrento.

Uma mensagem do Papa Francisco:
Em um artigo do mensagem pública enviado aos líderes das comunidades afetadas pela mineração em julho do ano XIX, o Papa Francisco destaca a responsabilidade compartilhada de governos, cidadãos e mulheres de negócios e homens de agir para trazer a mudança necessária: “Todo o setor de mineração é decisivamente chamado a efetuar uma mudança radical de paradigma melhorar a situação em muitos países. Para essa mudança, uma contribuição pode ser feita pelos governos dos países de origem das empresas multinacionais e daqueles em que operam, pelos negócios e investidores, pelas autoridades locais que supervisionam as operações de mineração, pelos trabalhadores e seus representantes, pelas cadeias de suprimentos internacionais com seus diversos intermediários e aqueles que operam no mercado desses materiais e pelos consumidores de bens cuja produção os minerais são necessários. Todas essas pessoas são chamadas a adotar uma conduta inspirada no fato de constituirmos uma única família humana, “que tudo está interconectado e que o cuidado genuíno de nossas próprias vidas e nossos relacionamentos com a natureza é inseparável da fraternidade, justiça e fidelidade aos outros. ”.

O CIDSE é uma família internacional de organizações católicas de justiça social, trabalhando juntas para promover a justiça, aproveitar o poder da solidariedade global e criar mudanças transformacionais para acabar com a pobreza e as desigualdades. Fazemos isso desafiando a injustiça e a iniquidade sistêmica, bem como a destruição da natureza. Acreditamos em um mundo onde todo ser humano tem o direito de viver com dignidade www.cidse.org

Membros da CIDSE: Broederlijk Delen (Bélgica), CAFOD (Inglaterra e País de Gales), CCFD - Terre Solidaire (França), Centre of Concern (EUA), Cordaid (Holanda), Development & Peace (Canadá), Entraide et Fraternité (Bélgica) , eRko (Eslováquia), Fastenopfer (Suíça), FEC (Portugal), FOCSIV (Itália), Fondation Bridderlech Deelen (Luxemburgo), KOO (Áustria), Manos Unidas (Espanha), MISEREOR (Alemanha), Progressio (Reino Unido), SCIAF (Escócia), Trócaire (Irlanda)

O CIDSE coordenou uma afirmação assinado pelos líderes da Igreja 150 dos países 38 nos continentes 5, pedindo uma forte regulamentação para alcançar o objetivo de romper o vínculo entre recursos naturais e conflitos.

Outros recursos da CIDSE sobre minerais de conflito são disponível.

CIDSE_Press_Release_Z16_June_2016.pdf

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais