Nota à Imprensa: Sociedade Civil publica revisão das Metas Nacionais do Clima (INDCs) - CIDSE
CIDSE

Comunicado à Imprensa: Sociedade Civil publica revisão dos Objetivos Nacionais Climáticos (INDCs)

CIDSE

Mudança de etapa necessária para obter um Acordo de Paris ambicioso e justo.

Bonn, Alemanha, 19 outubro, 2015) - Uma revisão das metas climáticas dos países que refletem os dois pilares da ciência e da equidade foi lançada pela sociedade civil antes da conferência climática da ONU em Paris.
No início de outubro, um total de países 146, representando quase 87 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa, havia submetido suas metas climáticas à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
Essas metas climáticas do país - chamadas Contribuições Nacionais Determinadas ou INDCs - serão a pedra angular de um novo acordo climático global a ser acordado em dezembro, em uma reunião das Partes 196 que são membros da UNFCCC.
Um novo relatório, Ações justas: uma análise da equidade da sociedade civil dos INDCs, mostra que ainda existe uma grande lacuna entre o que será necessário para evitar mudanças climáticas catastróficas e o que os países apresentaram até agora. É uma revisão independente, apoiada por movimentos sociais, ONGs ambientais e de desenvolvimento, sindicatos, fé e outros grupos da sociedade civil de todo o mundo

Ele mede a parcela justa que cada país deve ter no combate às mudanças climáticas no nível de responsabilidade histórica e capacidade de lidar com as mudanças climáticas.
.
O relatório argumenta que, embora a equidade seja um princípio central no processo da ONU para encontrar um novo acordo global sobre o clima, os países até agora têm sido autorizados a determinar suas próprias metas em uma base puramente nacional, sem referência à escala do esforço global necessário ou o que é justo. Ele alerta que temos anos 10 - 15 para implementar reduções significativas de emissões para evitar que as mudanças climáticas fiquem fora de controle.

O relatório diz que todos os países com alto nível de emissão terão que fazer mais para diminuir esse déficit de emissões, e isso pode ser feito de maneira justa. Os emissores mais ricos devem reduzir substancialmente suas emissões e contribuir para mais emissões e ações de adaptação dos países mais pobres, fornecendo acesso financeiro e tecnológico adicional.

O relatório recomenda que o Acordo de Paris forneça uma estrutura em que os governos estabeleçam metas alinhadas à justiça e ao que a ciência diz ser necessária:

• Para evitar um mundo de grau 3, os governos devem acordar metas para reduzir as emissões no 2025, 2030, 2040 e 2050, com uma visão de emissões quase nulas em meados do século;
• O Acordo de Paris deve incluir um mecanismo para aumentar as metas atuais antes que elas entrem em vigor no 2020 e a cada cinco anos a partir de então;
• Deve incluir uma mudança radical no financiamento climático internacional;
• Deveria criar um plano claro e justo para resolver o déficit de emissões por meio de novas ações cooperativas alimentadas pelo apoio ampliado dos países desenvolvidos que são os mais responsáveis.

Para editores:

1. Leia o relatório online aqui: http://civilsocietyreview.org/

2. Leia os comunicados à imprensa e citações individuais de organizações individuais aqui: http://civilsocietyreview.org/

3. A lista abaixo inclui organizações globais e regionais que apóiam esta revisão. Uma lista completa, incluindo organizações nacionais, pode ser encontrada em: http://civilsocietyreview.org/

ActionAid International
Movimento dos Povos Asiáticos sobre Dívida e Desenvolvimento
CAN Sul da Ásia
MANUTENÇÃO
Centro de Direito Ambiental Internacional
Ajuda Cristã
Rede de Ação Climática da América Latina
EcoEquity
Amigos da Terra Internacional
Confederação Sindical Internacional
LDC Watch International
Oxfam
Aliança Pan-Africana de Justiça Climática
SUSWATCH Latin America
Rede do Terceiro Mundo
What Next Forum
WWF International

Para mais informações, entre em contato:

Valentina Pavarotti, Diretora de Mídia e Comunicação do CIDSE. Telefone fixo: +32 (0) 2 282 40 73; Celular: +32 (0) 491 39 54 75; E-mail: pavarotti@cidse.org.

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais