Comunicado de imprensa: UE precisa repensar suas relações com a América Latina - CIDSE

Comunicado de imprensa: UE precisa repensar suas relações com a América Latina

As relações da UE com a América Latina devem promover maior cooperação e igualdade socioeconômica com foco nos direitos humanos, de acordo com ONGs reunidas no segundo Fórum da Sociedade Civil UE-CELAC, realizado hoje em Bruxelas, organizado pela CONCORD e Mesa de Articulación.

O evento recebeu Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, enquanto líderes da UE se reunirão em Bruxelas para o Conselho da UE.

A UE na América Latina: um bom parceiro?

A UE desempenha um papel importante na América Latina, sendo um dos seus maiores doadores de ajuda ao desenvolvimento e seu segundo maior parceiro comercial. De 2001 para 2011, as exportações de matérias-primas da América Latina para a UE aumentaram constantemente em um total de 52%. No entanto, muitas vezes a extração agressiva de recursos naturais tem impactos negativos no ambiente local e aumenta o deslocamento forçado da população local e outras violações de direitos.

Escolha Laura Sullivan, Vice-Presidente da CONCORD, a confederação europeia de ONGs para o socorro e o desenvolvimento: “A Europa precisa ter uma relação mais justa com a América Latina, garantindo que suas políticas de comércio, energia e agricultura sejam coerentes e não causem danos. 2015 é um ano decisivo para os compromissos de desenvolvimento da UE. ”

Direitos humanos e redução da pobreza versus interesses econômicos

Miguel Santibáñez, Coordenador da Mesa de Articulação afirma que “no contexto atual, as duas regiões apresentam tendências preocupantes semelhantes. Os interesses econômicos são priorizados nas relações bi-regionais sobre os direitos humanos e a redução da pobreza, e o acesso universal aos serviços sociais básicos é limitado. ”

As redes da sociedade civil européia com sede em Bruxelas, com forte foco nas relações UE-América Latina, incluindo a Aliança UE ACT, CIDSE, Cifca, Grupo Sur e Oidhaco, veem o fórum como uma oportunidade estratégica para destacar a importância de promover as relações entre as duas regiões, focada em direitos humanos e igualdade de gênero, alternativas sustentáveis ​​ao modelo econômico atual e a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Uma declaração conjunta do fórum será publicada em março do 20 para influenciar a opinião pública na União Europeia, América Latina e Caribe.

FIMs

Notas aos editores:
1. Próximas etapas: a segunda cúpula oficial UE-CELAC ocorre em junho 2015, onde os Chefes de Estado e de Governo das duas regiões devem se reunir em Bruxelas.
2. CONCORD é a confederação europeia de ONGs de Socorro e Desenvolvimento. Representa ONGs de todos os estados membros da 28 na UE, bem como redes internacionais e membros associados da 18.
3. Mesa de Articulación é uma rede regional de ONGs na América Latina e no Caribe.
4. O relatório de destaque da CONCORD sobre o relatório de Coerência das Políticas da UE examina como as políticas da UE afetam negativamente os países em desenvolvimento. Mais informações: http://bit.ly/1FBj4tD

Fale detalhes:
Valentina Pavarotti, Diretora de Mídia e Comunicação do CIDSE
+ 32 (0) 2 282 40 73, pavarotti (AT) cidse.org

Press_release_CSF_19_March_EN.pdf
Comunicato_Stampa_FSC_Italiano_ECU.pdf
Communique_presse_FSC_19_Mars_FR.pdf
Comunicado_Prensa_FSC_19_Marzo_ES.pdf

Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais